Santa Cruz da Graciosa é uma vila açoriana, sede do concelho de Santa Cruz da Graciosa. A freguesia correspondente ocupa uma área de 1 551,64 ha (15,52 km²) e tem 1 776 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional de aproximadamente 114 hab/km². A freguesia ocupa todo o nordeste da ilha Graciosa, tendo como principal centro populacional a vila de Santa Cruz da Graciosa, a capital administrativa e económica da ilha, localidade onde se concentram os principais serviços e indústrias da ilha. O aeródromo da Graciosa, o aeroporto que serve a ilha, também se localiza no território desta freguesia.
A freguesia de Santa Cruz da Graciosa é composta pelos seguintes localidades e lugares:
-
Vila de Santa Cruz da Graciosa, o seu mais importante centro urbano e a localidade mais importante da ilha com cerca de 967 habitantes, com características marcadamente urbanas, com um traçado clássico de vila açoriana, com o seu centro histórico classificado como conjunto de interesse público. O crescimento para o interior da vila levou a que lugares como Santo Amaro, Rebentão e Terreiros sejam hoje parte da periferia urbana da vila.
-
Rebentão é um lugar parcialmente inserido no perímetro da vila da Santa Cruz da Graciosa, e inclui lugar do Charco Velho. Situa-se próximo do Pico da Hortelã e do lugar dos Funchais bem como da localidade de Santo Amaro. Este lugar tem Império do Divino Espírito Santo, e é onde se situa a Escola Básica e Secundária da Graciosa e o Tribunal da Graciosa.
-
Santo Amaro, é uma pequena localidade inserida parcialmente no perímetro da vila de Santa Cruz da Graciosa. A localidade tem uma pequena ermida, a Ermida de Santo Amaro, construída entre os anos de 1693 e 1705 e um Império do Divino Espírito Santo. A localidade de Santo Amaro alberga ainda os serviços regionais de ilha de apoio à agricultura, florestas, equipamentos e obras públicas e a recente Unidade de Saúde da Ilha Graciosa inaugurada em 20 de junho de 2012.
-
Fontes, é um lugar de povoamento compacto, situado nas faldas da Serra das Fontes, construído em torno de algumas das poucas nascentes de água da ilha. Situado entre os 120 e os 180 m de altitude, no antigo limite entre as terras agrícolas e as pastagens semipermanentes e matos. Tem Império do Divino Espírito Santo próprio e teve até 2002 escola primária. A pobreza e escassez dos terrenos levaram a que a comunidade das Fontes fosse uma das mais pobres da ilha, essencialmente proletária e de trabalhadores braçais, do que resultou uma forte emigração, tendo hoje o lugar uma população reduzida.
-
Funchais, é um lugar situado a menos de 2 km da vila de Santa Cruz da Graciosa, encontrando-se entre três cones vulcânicos, Pico do Barroso, Pico do Jardim e Pico da Hortelã, nas suas proximidades localizam-se as localidades de Dores, Bom Jesus e os lugares do Charco Velho e Rebentão. O lugar possui Império do Divino Espírito Santo.
-
Dores, situada a norte do Pico do Jardim, é uma localidade próxima ao aeródromo da Graciosa (construído no lugar do Barro Vermelho), que tem a sua irmandade do Divino Espírito Santo, com Império próprio sito junto à Ermida de Nossa Senhora das Dores, um pequeno templo dos finais do século XVIII, construído por iniciativa de António da Silva Sodré no ano de 1793. A localidade alberga o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa e tem nas suas proximidades, o edifício sede da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, sito no lugar do Charco da Cruz na periferia da vila de Santa Cruz da Graciosa.
-
Cruz do Bairro, é um pequeno lugar situado hoje nas proximidades do aeródromo da Graciosa e entre as localidades das Dores e do Bom Jesus, foi uma pequena comunidade vitícola, hoje quase despovoada e sem vida própria.
-
Bom Jesus, é uma localidade sito no extremo norte da ilha, ocupando o plaino a nordeste do Pico das Bichas e a noroeste do Pico do Barroso. A localidade inclui os lugares da Achada, Sumidouro e Calhau Miúdo. Teve escola primária que foi encerrada na década de 1990. Nela localiza-se a Ermida do Bom Jesus, com o seu grande adro murado, construída antes de 1636, mas muito modificada em 1786 e em 1902.
-
Barro Vermelho, é um pequeno lugar onde se situa implantado a maior parte do aeródromo da Graciosa, próximo da localidade das Dores e do lugar dos Terreiros. Hoje em dia é quase desprovido de população sendo um lugar de veraneio, que possui uma zona balnear classificada, zona de merendas e parque de campismo.
-
Terreiros, é um pequeno lugar situado próximo do lugar do Barro Vermelho, e é em parte integrado no perímetro urbano da vila de Santa Cruz da Graciosa. Quitadouro, é um pequeno lugar situado entre a vila de Santa Cruz da Graciosa e a vizinha freguesia de São Mateus, próximo ao Pico da Forca, Pico do Machado e Quitadouro, quase desprovido população residente. É neste lugar onde podemos encontrar as maiores indústrias da ilha e onde foi instalado o Centro de Processamento de Resíduos e onde será construído o futuro Parque Industrial da Graciosa.
-
Covas é um lugar na fronteira com a vizinha freguesia de Guadalupe, localizado próximo do Pico da Hortelã e da localidade de Santo Amaro e do lugar das Fontes.
|